Por que Acreditar na Bíblia? - 1ª Parte

1.     A Bíblia é um acervo confiável de documentos históricos


Leia também: Por que Você Acredita na Bíblia? - Introdução

Veja o que Pedro diz no versículo 16: “Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas...”. Nós não seguimos fábulas engenhosamente inventadas. Nós não seguimos mitos ou contos de fadas ou lendas. Não seguimos coisas que foram inventadas

Lucas coloca isso dessa forma no seu prólogo: “visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo... ‘ para que possas crer em Deus em uma fé cega’? Não, mas “...para que tenhas plena certeza das verdades em que fostes instruído.”  

Nós temos um acervo confiável de documentos históricos. Não mitos e lendas. São coisas que realmente sucederam na história e foram registradas para nós. Nós não só temos um acervo confiável de documentos históricos, mas eles foram escritos por testemunhas oculares durante a vida de outras testemunhas oculares. Veja como Pedro diz: “Mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade!” Nós vimos! 

Você gosta de séries policiais? Existe uma série chamada “CSI investigação criminal”. Nessa série os investigadores descobrem tudo sobre um crime. Sabe o que estragaria um episódio do CSI? Se já no começo tiver algo fortalecendo e comprovando o relato de testemunhas oculares. Daí você não tem mistério, não há segredos.

É isso o que temos quando lemos a Bíblia. O relato corroborativo de testemunhas oculares. Não há mistério. Veja o que João diz em sua epístola, capítulo 1: “o que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida...” veja no versículo 2: “A vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o pai e nos foi manifestada”.  Versículo 3: o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros”. Isso não é nada mais do que “TESTEMUNHAS OCULARES”. 

Sendo assim: 
"A Bíblia é um acervo confiável de documentos históricos..."