Perdoar Até Quando?


Sempre somos desafiados a ser mais. Antes, o adultério era julgando na ação, hoje, Jesus disse que se você pensar, já adulterou. Pra quem vive a loucura da cruz, e o radicalismos de uma vida cristã é desafiado a perdoar incondicionalmente, completamente, constantemente.

» Incondicionalmente: Não esperar que o outro perdoe, para assim perdoar. É perdoar sem o merecimento ou sem sentir alguma coisa para perdoar. Perdoar é uma decisão. Se você for pensar, você não mereceu o perdão de Deus, e nunca vai merecer.

» Completamente: Um verdadeiro perdão não está em fazer as pazes, mas nunca mais se falarem. Se o perdão esse perdão não restaurar o relacionamento, seja conjugal ou amizade, então esse perdão não foi verdadeiro. O perdão está em esquecer por inteiro o que aconteceu. Então essa coisa de falar que perdoou, mas não aguenta nem ver a cara do outro, mostra um mágoa, raiva, ou indignação e que são destruídos pelo amor. "...onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado." (Lc 7:47)

» Constantemente: Pessoas, assim como nós, são errantes, hipócritas, falsas, mentirosas, confusas, e sempre vão pisar no nosso calo. Se colocarmos um limite para esse perdão, então vamos olhar em volta, e não vamos encontrar nenhuma pessoa para nos ajudar a andar. Perdoe, porque e não sabem o que fazem.

Escolher perdoar, não significa escolher ser bobo. Deve ser humildes como a pomba, espertos como uma serpente. Exemplo: Se alguém por várias vezes pega algum dinheiro seus emprestado, e nunca consegue pagar, você deve perdoar, mas está na hora de não mais emprestar para ele.