"Igreja" : A Velha Tatuada


"Nunca antes na história desse país" ouve tanta reforma teológica e doutrinária. Muitos dogmas foram derrubados e o que é de fato essêncial tem ganhado mais atenção. Movimentos emergente, celulares estão ganhando mais espaço, e talvez devemos essa revolução a eles. Hoje é "melhor" e mais "fácil" ou eu diria "acessível" participar de uma igreja. Mas está mesmo tudo bem? Eu acho que não.

Apesar de muitas igrejas estar com cara de renovada, contemporânea, atualizada, reformada o que se vive ainda é coisa velha, criada, tradicionalizada, legalizada. É um Quarentão de roupas largas, colar, brinco, um tênis descolado e um boné aba reta. É uma coroa de tatuagem, piecing, de vestido curto justo. Sendo mais realista, é que o que percebo que essencialmente ela não mudou nada. Continua a mesma hipocrisia de sempre, a mecanização (só que mais alegre), muita lei e nada de graça, aliás, com muito medo da graça. Muito engano. "Muita antiga aliança". Muito pastor (Senhor da igreja) que liga e desliga, manda e desmanda, poem e tira, que machuca e depois cura, engando e sendo enganado. Barganhando e fazendo macumba. Copiando a massa.

A mensagem é a mesma. É o da troca troca; do milagre; da ressuscitação de sonhos; do crente vencedor; das revelações frajutas; do poder sobrenatural. Do Deus Patrão, do Deus que passa a mão; do Deus arrongante.

Querem evangelizar (ou moldar o mundo com sua cultura) mas não tem coragem de juntar com uma galera no bar pra falar de Jesus "tomando uma" com eles. "Oh! Não pode!" Podem ouvir diversos estilos de música, desde o rock, axé, até o funk. Mas com um detalhe hein. Tem que ser Gospel! Antes, ouviam Charlie Brown Junior, mas como é do "mundo" não podem, então passam a ouvir Lex Skate Rock que é um versão gospel da Banda. Não podem mais namorar. Tem que fazer corte.

O que ainda vemos é a mesma coisa. Um batalha entre a religião e a libertinagem que ainda não se definiu o ganhador. A noiva está com vestido mais novo, marquiagem morderna, produtos de ultima geração, mas ainda é uma velha carrancuda, arrogante, desonesta, pertubadora. Como diria Plínio, presidente do partido PSOL:"Vocês apresentam apenas melhorias, estão apenas passando uma mão de cau no sepulcro. Precisamos é de um posionamento radical, de uma revolução!" Ele usara esse discurso em discussão do aumento no salário mínimo mas eu a uso também para falar sobre o Cristianismo. Alcione Emerich disse "A igreja não precisa de maquiagem, mas de uma cirurgia".

Como disse Jesus, "não se coloca Vinho Novo em Odres Velhos" pois é "um pouco de fermento leveda toda a massa."

O Paradoxo: Quer ser moderna, atualizada e verdadeira? Seja como era a igreja primitiva, a mais antiga.