Destino Ou Livre-Arbítrio?


Primeiro, vamos assistir a esse vídeo da série da Rede Globo: Sagrado, onde o Pr. Ricardo Gondim dá sua opinião sobre o assunto "Destino e Livre-Arbítrio".


Mas, o que de fato as Escrituras dizem a respeito disso? Cheguei a comentar nesse vídeo à esse argumento que pra mim é superficialmente pagão:
"- Nós não somos, por exemplo, capazes de escolher a Deus, pois "como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer" (Rm 3:10-12). Até porque estávamos sendo guiados pela nossa natureza pecaminosa, éramos inimigos de Deus, filhos da ira e da desobediência, segundo a Bíblia. Então, Deus teve que "interferir" no meu livre-arbítrio e me dar o presente da salvação (Ef 2:1-10), me escolhendo e me predestinando de antemão para seu filho (Rm 8:29) (não foi eu que o escolhi [Jo 15:16]). "Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" (Fp 2:12-13). Concluindo, Deus não respeita nosso livre-arbítrio."
O que fica evidente de que Deus não respeita nosso livre-arbítrio é a nossa conversão (Se você é convertido) pois, como disse Charles Spurgeon: "...se Deus não me escolhesse, eu jamais O escolheria". Uma vez que éramos dominados e mortos por nossos pecados, hoje, por causa do "intrometido Deus", temos liberdade (não dominado pelo pecado) e vida em Jesus, não porque você escolheu isso, mas Deus que escolheu você. Ele é quem começou a boa obra em nossas vidas.

Usar o argumento que Deus é livre, não impõem que Deus quer que sejamos livres por nossas escolhas. Razão disso, é que Ele é perfeito e justo, mas enquanto aos homens, vemos no texto de Romanos citado acima que "não há ninguém que faça o bem". Portanto, justamente porque Deus é amor, ele não deixa o homem ser totalmente livre, para não fazer besteira (Siga o link).

É tão grave acreditarmos nesse argumento do Pastor, porque ele até diz que estamos construindo a história. Então isso nos leva a pensar, que é incerto acreditarmos totalmente que Deus está no controle de tudo e quando a Bíblia também fala do fim dos tempos (tribulações e catástrofes detalhadas, O Anti-Cristo reinar, a batalha final, o fim de tudo, recomeço, etc.), por razão que pode não acontecer, já que é o homem que a constroe sua história. Pense, o homem pode interferir nos planos de um Onipotente e Onisciente Deus?

Eu acho ainda estranho, pois o que se vê, é que o Pr. Ricardo Gondim é um reformador. Um homem piedoso, admirável pela sua perspectiva em relação as pessoas e ao evangelho. Mas o que vemos é que os reformados tem uma visão contrariamente diferente (Siga o link).