Em Relação ao Culto de Domingo

Vi indignação por parte de muitos cristãos a respeito do jogo da Seleção por ser justamente no mesmo dia e hora do culto dominical. Já se ouve até sobre Conspiração da Globo ou da Fifa, que fez isso de propósito só pra atrapalhar a "Igreja".

O que eu tenho a falar sobre isso são duas coisas.

1. Se você vive de culto no domingo, sua vida cristã é uma farsa.

Paulo disse que a transformação da mente, e a entrega á vontade de Deus é o nosso culto racional. Isso quer dizer que quando assim fazemos estamos oferecendo o verdadeiro culto a Deus, pois ele é feito racionalmente, e não automaticamente, como marionetes que cantam mas nem sabe o que está cantando, que ouve a mensagem achando que por ouvir já te faz bem, sendo que ouvi-la e não por em prática é tolice e desperdício de tempo.

A pessoas que vive só de êxtase (ou "fogo" do Espírito) que se não for no culto se enxer, ele fica vazio a semana toda e corre o risco de se "desviar". Há quem vive na dependência do pastor ou líder. Meu irmão, Deus está aqui, Deus está ai, Deus está dentro de nós e também além de nós. Ele está a disposição, LOUCO pra ter relacionamento pessoal. Se ainda precisamos de coisas, de programações, de pessoas pra buscar a Deus, então nem começamos a engatinhar na fé.

Se o que fazemos, fazemos somente no culto, então o Evangelho não está no nosso coração e estamos apenas seguindo um script, ou mesmo praticando um hobbie. Encontrar os irmãos, adorar a Deus, ler a bíblia é algo que deve ser diário.

2. Porque não mudar o dia?

Porque tem que ser no domingo? Porque é um dia que a maioria tem disponibilidade de tempo, ou porque se tornou um dia santo pra nós? Se é um dia santo pra você, então peço que volte a ler o que escrevi acima. Se é por disponibilidade, porque não optar em mudar essa semana para o sábado, e deixar os irmãos a disponibilidade de ver o jogo com suas famílias, ou mesmo fazer um evento de comunhão na casa de alguém pra ver o jogo?

Concluindo

Viver Igreja é viver o sentido do nome dela (Eclésia = Chamados pra fora). É vivê-la fora das paredes institucionais, consciente, suficientemente. Não estou menosprezando os cultos semanais, pois eu também participo e sei da sua importância. Só critico a idolatria de tal dia.  

Se um jogo nos atrapalha então a questão não está nas "Conspirações" e sim com o nosso viver igreja. Estamos sendo superficiais, e o problema é bem mais complexo que pensávamos.