Porque Não Valorizamos O Que Temos?


Todos na infância já ouviu de alguém - geralmente da mãe - que "você não é todo mundo". Isso veio em resposta a algo que você desejou ter pois todo mundo tinha. Outra resposta bastante comum é a mãe dizer que você já tem muito brinquedo e não precisa de mais. Eu sei que você se identificou ai.

Esse sentimento de insatisfação não é fruto não de falta de 'algo', mas 'daquilo'. Não é falta de um carro, mas por não ter AQUELE carro. Não estou dizendo que nós não devemos procurar o melhor pra gente. A minha chamada é valorizarmos o que já temos porque pode ser o suficiente para nos manter equilibrados quando falamos de dinheiro, vida relacional, etc.

Temos então pelo menos três motivos que nos levam a ter esse sentimento de insuficiência:

Comparação

Você já deve ter ouvido aquele ditado "a grama do vizinho sempre é mais verde que a nossa". Como na trama descrita logo no começo desse texto, abordei uma situação que toda criança passa de desejar o brinquedo da moda. A mãe não entende que o que você não precisa de um brinquedo, você precisa DAQUELE brinquedo pois todo mundo tem, só você não. Isso acontecia também com materiais escolares na minha infância. Eu tinha lápis de cor, mas nunca foi da Faber Castell. 

Levando ao campo relacional é comum alguém pensar "porque eu ainda estou com essa mulher?" quando vê que a mulher do outro é "tudo" o que a sua não é. Isso vale equivalemte ao gênero. Porém, as pessoas mudam apenas de nome e endereço. São as mesmas, mas com gostos e prioridades diferentes. Não é preciso outro par, é preciso outro olhar e uma procura de como aquilo pode ser melhorado (se é que precisa).

Expectativa

O segundo motivo é esperar algo, geralmente pensamos bastante alto, enquanto a realidade nos frustra. O problema muitas vezes não é o resultado, mas o que você esperou que seria. Falei um pouco disse no artigo Não Assista o Filme da Liga, quando argumentei a respeito do que as pessoas esperavam do filme. Quem não esperando nada, amou o filme.

Lei da Ação e Reação

Por ultimo temos a famosa Terceira Lei de Newton que diz: “A toda ação sempre há uma reação [...]". Aqui ele falara em relação a física, mas podemos sim usar pra justificar algumas de nossas ações. Se não estamos semeando aquilo que pretendemos é certo que não colheremos. Lógico!

"Em tempos de crise, alguns choram, outros vendem lenços". UAU! Momentos de dificuldade todos vamos passar, e, o que ecoa em nossos ouvidos é: O que estamos fazendo em relação a isso? Devemos buscar em nossas práticas habituais, até mesmo as mas sutis, e observar se isso está nos levando ao objetivo final esperado.

Ser grato na vida não está relacionado somente no que temos ou alcançamos mas muito mais na forma que há encaramos. É preciso nos policiar enquanto a esses três motivos para não vagarmos no mal da insatisfação. O que estamos fazendo em relação a isso?