Por que Acreditar na Bíblia? - 2ª Parte

2.   ESCRITOS POR TESTEMUNHAS OCULARES DURANTE A VIDA DE OUTRAS TESTEMUNHAS OCULARES

Leia a Introdução e as outras partes desta série: Clique aqui

Em 1Coríntios, capítulo 15, Paulo diz que Jesus ressuscitou. Depois que ele ressuscitou, apareceu para Pedro. Depois apareceu para os doze. Então apareceu a todos os discípulos de uma só vez. Então apareceu a mais de 500 irmãos de uma só vez. E Paulo disse essas palavras: “A maioria dos quais ainda vive”. Quando você faz as contas, você percebe que quando 1Coríntios foi escrito, havia mais de 300 testemunhas oculares da ressurreição de Jesus Cristo que ainda viviam naquele tempo.

Talvez alguém diga: “sim, nós estamos ouvindo estes argumentos, mas acontece que vieram indivíduos e adulteraram a Bíblia, e ela foi traduzida tantas vezes, foi mudada tantas vezes!” Alguns estudantes de faculdades falam do mito desses monges fanáticos que decidiram mudar a Bíblia para que as coisas combinassem. Para que parecesse que nós temos documentos mais antigos do que realmente temos. E na verdade, eles estão querendo insinuar algo quando nos dizem: “sabe, nós não temos nenhum dos originais”. Bem, deveríamos estremecer quando nos dizem isto? Não! Se tais monges fanáticos quisessem mudar a Bíblia eles PRECISARIAM DE TRÊS NÍVEIS DE CONSPIRAÇÃO!

Nível 1: conspiração dos manuscritos. Existem 6 mil manuscritos e porções de manuscritos do Novo Testamento. Isso pode não parecer muito, mas podemos fazer algumas comparações?
 • Guerras Gálicas, de Júlio César, é tudo o que sabemos sobre Júlio César e suas conquistas. Nós temos cerca de dez manuscritos.
• Da poética de Aristóteles, nós temos meramente cinco manuscritos.
• Escritos de Hérodoto, temos menos de dez manuscritos.
• Escritos de Homero, menos de dez de seus escritos.
• Quando se trata do Novo Testamento, nós temos 6 mil manuscritos ou porções de manuscritos!

Dizer “vocês não tem os originais”, realmente não temos. Mas quer, saber? Nós podemos chegar a até 120 d.C. com algumas das cópias que temos. Quando se trata das guerras Gálicas de Júlio César, o mais recente que temos foi escrito 900 anos depois do original. Mas ninguém está derrubando as paredes na faculdade porque estão lendo César. Quando se trata de Aristóteles, o mais recente que podemos ter nas mãos foi escrito 1400 anos depois do original. Mas quando chegamos ao Novo testamento, podemos por as mãos em documentos escritos décadas depois dos originais. Então, se esses monges fanáticos quiseram falsificar a Bíblia, eles teriam que encontrar mais de 6 mil manuscritos, mudar todos eles, não deixar pistas de sua caligrafia, devolver todos ao lugar de onde os roubaram e nunca contar a ninguém o que fizeram. E esse é apenas o nível 1 de conspiração.

Nível 2: conspiração dos manuscritos em cada língua. Jesus disse ide e fazei discípulos de “TA ETHNE”, ou seja, “de cada grupo étnico”. O interessante sobre grupos étnicos é que eles tendem a falar diferentes línguas. Então, nos primeiros séculos, a Bíblia foi traduzida para o siríaco, copta e latim. Então, esses monges fanáticos teriam que encontrar 6 mil manuscritos em grego, mudá-los, falsificá-los, não deixar pistas de suas caligrafias, devolvê-los, ir encontrar todas as traduções siríacas, coptas e latinas desses manuscritos gregos, mudar todas elas para combinar com as mentiras que eles contaram em outra língua, devolver tudo para o lugar de onde roubaram. E esse é apenas o nível 2 de conspiração.

Nível 3: conspiração dos comentários dos Pais da Igreja Primitiva. Os pais da igreja tinham esse terrível hábito de escrever comentários sobre o Novo Testamento. Tanto que Bruce Mertzger argumenta que se tudo o que tivéssemos fossem as citações feitas pelos pais da igreja primitiva, nós poderíamos reproduzir mais de 95% do Novo Testamento só a partir de seus escritos.

Então, agora, esses monges fanáticos precisam encontrar 6 mil manuscritos e porções de manuscritos em grego, roubá-los, mudá-los, não deixar pistas de suas caligrafias, devolvê-los sem que ninguém descubra, precisam encontrar as traduções siríacas, coptas e latinas, mudá-las para combinar com as mentiras que contaram nos 6 mil manuscritos, devolvê-las ao lugar de onde roubaram e ainda achar todos os escritos de todos os pais da Igreja Primitiva, mudá-los para combinar com as mentiras que contaram nos dois níveis atrás, devolvê-los, nunca contar a ninguém e nunca serem pegos!

Eu acho muito improvável que alguém, em sã consciência, acredite que estes 3 níveis de conspiração possam ter acontecido.

Sendo assim:
“Nós temos um acervo confiável de documentos históricos escritos por testemunhas oculares durante a vida de outras testemunhas oculares...”