Suicídio É Falta de Deus?


Compreende-se que existem vários fatores sobre qual pode levar alguém ao suicídio, incluindo a ausência de significado. No período da adolescência por exemplo, a fase das descobertas, a falta de propósito e pressões dos país, colegas entre eles é muito comum. Isso é um dos motivos em que a taxa de suicídio entre eles é maior do que entre os adultos segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). A igreja muitas vezes se torna terapêutica para esses casos. Conheço relatos também de pessoas que foram curadas desse pensamento apenas lendo a Bíblia e descansando no cuidado de Deus.

A série 13 Reasons Why (Por Treze Razões), mostra a vida de uma garota chamada Hannah Baker que se suicidou pelo motivo de bullying e rejeição entre colegas e amigos. Talvez nessa situação, uma convivência saudável com a igreja e clareza do evangelho poderia salvá-la desse mal.

Mas mesmo nesse caso da Hannah, será que esse foi o real motivo do suicídio dela (na série) e de muitos jovens hoje, ou apenas fomentou algo que já havia neles mas não foi devidamente tratado? Teríamos que avaliar cada um. Isso nos alerta que há outros motivos que podem levar alguém a tirar sua própria vida. Entre eles diz respeito a perda seu equilíbrio emocional, traumas, depressão, uso de substâncias químicas (álcool, drogas), histórico de suicídio na família ou fator biológico (desequilíbrio químico).

Assuntos então sobre suicídio e depressão não podem ser tratados apenas como problemas espirituais, egocentrismo ou "frescura", mas como doença que precisa ser devidamente tratada. O psicólogo cristão Dr. Gary Collins comenta em seu livro 'Aconselhamento Cristão' que pessoas com depressão e propensas ao suicídio não podem ser aconselhadas de curarem esse mal apenas com oração e leitura bíblica, isso pode piorar o caso considerando que a mesma não tem estímulos para fazer tais coisas ou a mesma pode ficar frustrada por fazer conforme e não obter resultados esperados.

Outros tem usado o recurso de que tal pessoa não pode suicidar-se porque é pecado. Isso só aumentará a dor e seu senso de inutilidade, fracasso e culpabilidade a alguém que não está em seu perfeito juízo. Seremos duramente irresponsáveis ao fazer isso. Saiba que isso não irá levá-la pra Jesus, mas para um quadro pior que estava. Para falar sobre esse assunto, não podemos levar em consideração apenas artigos teólogos, mas uma abordagem maior com pessoas específicas nesse assunto por também ser um assunto bem complexo. Os pais e as igrejas precisam compreender esse e qualquer outro assunto em sua amplitude para que possam ser mais eficientes e objetivos como mão educadora e curadora para nossa humanidade.