A Coisificação do homem


Li recentemente uma frase de Karl Marx sobre o capitalismo. Segundo o mesmo, pela valorização das coisas, pela ideia de que quanto mais comprarmos algo mais felizes e realizado seremos, estamos também comprando a ideologia que o valor de alguém está atrelado ao que ela tem, ou como ele mesmo disse, estamos "coisificando" o homem. Percebemos isso muito mais em nossa realidade atual.

O tempo todo gente comprando um celular modelo novo, mesmo não conhecendo às funcionalidades dele; gente postando foto com roupas de grandes marcas, carro, moto, bebidas caras, festas caras, lugares caros, viagens caras tudo de mais caro e com ele a sua própria cara, tentando mostrar o seu valor combinado ao que tem.

O filósofo Luiz Felipe Pondé um dos maiores pensadores contemporâneos comenta por exemplo que a Internet é grande mercado de visibilidades onde cada um quer vender a si mesmo para público e não revelar quem é.

Ouve um caso na Rússia em que duas pessoas criaram um personagem em uma rede social, e este postava várias fotos em cenários de luxo, lugares exóticos e ostentando riqueza para transparecer que ele era milionário. A experiência teve alcance de milhares de seguidores e visualizações ficando assim famoso na internet. Depois o ator surpreendeu à todos quando se expôs na rede dizendo que era apenas uma pessoa comum e que aquele perfil era falso e não passava de uma experiência.

Não podemos deixar uma ideologia econômica mudar nossa maneira de ser e de se relacionar. De jeito nenhum podemos vender nossos valores e enxergar às pessoas dessa maneira em nossa volta.

Quem não conhece pessoas que se relacionam por causa do interesse financeiro e status. Vivem escravizados em uma relação vazia e aparente somente por causa dos valores monetários da outra.

Finalizando com uma frase de Augusto Cury para realçarmos sobre o lugar em que às coisas devem ter em nossas vidas:
"O dinheiro compra bajuladores, mas não amigos; compra a cama, mas não o sono; compra pacotes turísticos, mas não a alegria; compra todo e qualquer tipo de produto, mas não uma mente livre; compra seguros, mas não o seguro emocional."