Uma amiga me disse uma vez de um pessoal estranho que visitou a Avó dela dizendo ser Os Santos dos Últimos Tempos (pensei que eram Adventistas, KKK) e que tinha um livro que é a continuação da Palavra de Deus chamado "O Livro de Mormon - O outro testamento de Jesus", que poderia ser utilizado junto com a Bíblia Sagrada. Também ensinou a ela uma oração diferente pelo qual ela deveria orar.
Logo que me contou mais ou menos da história deles, quase que instantâneamente veio a minha mente ao que o Ap. Paulo em Gl 1:6-8 disse: "Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema (Maldição, heresia)."
Fui avaliar e procurar me aprofundar nesse assunto, fiquei curioso nunca havia ouvido falar (aposto que você também não). Pesquisei, e a história é resumidamente assim.
- O Livro de Mórmon é um "volume de escrituras sagradas em separado da Bíblia" e faz um "registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas" além de "conter a plenitude do Evangelho eterno".
De acordo como o relato do próprio livro, ele foi escrito por muitos profetas antigos, pelo "espírito de profecia e revelação". Suas palavras, escritas originalmente em placas de ouro, foram resumidas por um profeta-historiador chamado Mórmon e por este motivo o livro tem este nome até hoje. O registro contém um relato de duas grandes civilizações. "'Uma' veio de Jerusalém no ano 600 a.C. e posteriormente se dividiu em duas nações, conhecidas como nefitas e lamanitas. A 'outra' veio muito antes, quando o Senhor confundiu as línguas na Torre de Babel. Este grupo é conhecido como jareditas. Milhares de anos depois (segundo a obra) foram todos destruídos, exceto os lamanitas, que (de acordo com os relatos descritos na obra) são os principais antepassados dos índios americanos".
Estes registros teriam sido mantidos por profetas que viveram entre esses povos, até que Mórmon, um desses profetas, fez uma compilação desses anais num único volume, gravado em placas de metal. Morôni, filho de Mórmon, recebeu essas placas e acrescentou nas mesmas o seu próprio registro, e ocultou-as segundo orientação que acreditava ser divina.
O anjo Morôni, na Colina Cumorah, Nova York, entrega a Joseph Smith Jr. as placas de ouro em 1823. Na narrativa de Joseph Smith Jr, o restaurador da Igreja "mórmon", Morôni visitou-o em 21 de setembro de 1823, instruindo‑o a respeito do antigo registro e da tradução que seria feita para o inglês. Smith também conta que quatro anos mais tarde as placas finalmente lhe foram entregues, traduzindo-as em seguida, acreditando ter auxílio divino. Joseph Smith Jr publicou O Livro de Mórmon, em referência ao personagem do livro responsável pela compilação dos registros. Como resultado do trabalho missionário intenso de membros da Igreja Mórmon, o livro se acha publicado integralmente em 72 línguas, com excertos em mais 32, tendo sido já impressas mais de 120 milhões de cópias. Para os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias esse é um livro sagrado, lado a lado com a Bíblia.
-Wikipédia
Explicitamente à este devo considerar como maldição! É exatamente o que Paulo disse, do "anjo", do "outro evangelho" e de ir "além" do já tinham pregado. Não aceito pelo o evangelho, essa ceita também não foi aceita pelos historiadores e arquiólogos pois alegam existir vários erros de históricos. É até mesmo duvidosa para os ditos Santos dos Ultimos Tempos. Veja a oração que eles ensinaram para a senhora:
Infelizmente, o Jesus que tem pregado no Cristianismo em sua maioria tem sido um que o próprio Jesus nem conhece (veja o artigo). Na televisão, nas rádios a doutrina já está inconciliável. Tem homens que não usam a Bíblia, é tudo da cabeça deles. Outros usam a Bíblia sem mostrar Jesus, e esse é a mãe de todas as heresias. Outros até acrescentam argumentos na Bíblia, dizendo o que ela não fala (ou que não está claro), como um que disse uma vez de "10 motivos pelo qual Judas traiu Jesus" sendo que a Bíblia apenas diz 2 (Estava predestinado; ele foi dominado por Satanás). Alguns com pouca sabedoria, e outros com tanta "sabedoria" que complicam as verdades pura e simples do evangelho.1. Pai Celestial,2.Eu te agradeço...3.Eu te peço...- Joseph Smith é um profeta verdadeiro?- Esta é a Sua igreja?4. Em nome de Jesus Cristo, Amém.
PROTESTO! Não aceite ser controlado por ninguém! Existe autoridades maiores do a de qualquer lider religioso. É a autoridade de Deus, da Palavra e da consciência. Temos que ser bereanos, e avaliar tudo conforme Jesus, que é o Verbo Encarnado, que é a Essência e Interpretação de tudo (Se quer entender melhor o que é isso, siga esse link). O que se tornar infantil a isso, deve-se desprezar e considerá-lo ANÁTEMA!
"Nada decide entre vós, se não a Jesus Cristo e este crucificado" (2 Co 2:2)
"oro para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, te conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminado os olhos do seu coração, ..." (Ef 1:17:18)