Relógio de Corda


Muitos que acreditam que a mundo foi criado por um projetista (Deus) e não que foi evoluindo do nada, ainda tem crido numa afirmação errada. Afirmação chamada Deísmo.

É a idéia de que Deus não está envolvido diretamente na criação. O deísmo afirma que Deus é transcendente (maior do que a criação), possui padrões morais e irá exigir prestações de contas no dia do juízo. Após criar todas as coisas, Deus deixou sua criação agir por si própria. É como dar corda em um relógio e deixá-lo funcionar sem intervenção.

Isso não é o que encontramos na Bíblia. Uma das várias afirmações, Jesus disse que Deus é quem dá comida aos pássaros. ele é quem veste as flores, e ele é quem às seca (Mt 6:26-30) Deus agi na criação, pois é ele é quem à sustenta.

Essa aplicação tem agido também terminalmente na teoria da salvação. Muitos acreditam que na verdade Deus deu o alvo e o padrão (Jesus), e quem quiser a salvação deve ser santo e deve fazer obras como ele até alcançar a salvação, ou seja, é a mesma coisa de Deus dizer: "Estou dando o alvo e o padrão, e isso já é de mais, então agora se virem, e busquem a salvação".

Da mesma forma, nessa teoria, Deus agi também. É Ele é quem convence do pecado, e é dEle o crescimento. Ser santo e fazer obras é fruto da salvação porque, se não, então desvaleria o preço pago na cruz, já que nós buscaríamos o perdão de Deus, tentando nos justificar. A Bíblia é bem clara ao dizer que a salvação é dom (presente) de Deus, para que nenhum homem se glorie dela.