Essa procura por prazer, uma viagem de alegria para esquecer-se dos problemas tem alcançado pessoas de todas as tribos, raças, e classes sociais. É o problema da fome que não se satisfaz. É o vazio do peito que não encontra o paz. É a dor que não alivia se não der uma tragada, puxada, tomar um golin, fizer compras, destruir o que vier pela frente, ou seja, anestesiar a mente por um tempo.
O vício não está apenas em sustâncias químicas lícidas e inlícidas. É qualquer busca por prazer momentâneo para combater ou amenizar a dor da realidade triste do ser. Vício é o que a pessoa faz quando está feliz, e também quando está triste.
Alguns são viciados em drogas, outros em álcool, mas outros são em comprar e gastar. Outros de atenção. Outros são em namorar, ou, e, em ser amados. Outros são em sexo. Outros em dinheiro. Outros a fama ou reconhecimento. Outros em entretenimento. Outros são viciados na própria dor. Todos concentrado no ponto do egoísmo e pecado. Tudo se resume num só propósito de esquecimento, de engano, de ilusão; e tudo o domina. Tanto é engano como dominação, que Any teve tudo e ainda não se satisfez, mas não cessou sua busca chegando até a morte. E é o destino do homem. Morreu por seu próprio prazer.
Mas o pior disso não é o vício, é o motivo. Por que bebe? Porque fuma? Porque tanto entretenimento? Porque tanto sexo e putaria? O homem não consegue resolver seus problemas, portanto é melhor esquecê-los e ignorá-los.
Onde está a alegria? Se for ao pecado, herdará seu salário que é a morte, a morte do ser, a morte do corpo, a morte da alma. O único que te salvar o homem da própria ambição destruidora é Jesus. O único que pode curar do controle das pulsações, capaz de dar liberdade de escolha ao ser, e esse nunca mais escolher o vício, pois em Jesus ele encontra o que tanto a alma dele gritava, anelava e clamava.
Ele não precisa mais entrar em êxtase, em transe ou viajar. Assim é quem foi atingido pelo amor de Cristo ele não se importa com o que acontece ao seu redor. Não é que ele se torna passivo, mas é que esse amor preencher o coração dele de uma forma tão profunda, que ele depositou sua segurança em Deus, ele tem condição de resolver o problema, pois acredita tanto nesse amor que o mal se torna algo permitido por Deus para o seu bem. É vida de alegria incondicional.
"O reino de Deus é semelhante a um homem que encontrou uma pedra preciosa, e largou tudo por ela. Ele achou o tesouro perdido. Ele encontrou o que a alma dele tanto precisa. Ele descansa." (Mt 13:44)
“Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei.” (Mt 11:28)