Saudosismo


Pra quem não sabe o que é, a foto ai diz tudo. Saudosismo é aquele sentimento de "saudar" o passado e pensar o como ele era bom e olhar no presente-futuro e ver o quão distante está e quão impossibilitado é. Deixa as coisas que para trás ficaram. É a saudade daqueles bons tempos que não voltam mais.

O problema é que justamente ele não volta mais, porém, ele pode nos atingir implacavelmente de 2 maneiras distintas mas que resulta num mesmo propósito. Nos deixa estagnados.

Veja pelo lado de olhar os dois lados. Olha o que você era, olha quem é agora. Frustrante! O que você fazia, o que você não fazia. Dentro de nós só falece a esperança de ser melhor, porque com o tempo você só piorou.

A outra vertente é você viver de passado. Agora você não olha pra sí em contraste do passado. Agora você olha apenas o passado e se vangloria. "Lembra quando eu fiz isso", "Antes eu não deixava isso acontecer", "Eu era um dos melhores...". E isso te enche tanto que o que é agora não importa, o que importa é que muito eu já fiz.

Perceba. Um conceito de Saudosismo te fez agonizar ao mostrar a realidade que é no presente em contraste com o passado. O outro te fez se orgulhar, não te levando ao presente, mas fazendo-o se valorizar o passado. Tanto um como o outro não edificou, não construiu, não acrescentou nada. Ao invés disso, só tirou, só diminuiu. O passado abstrato, se torna concreto.

Por isso, depois de ter contado de todo o seu passado glorioso e ao mesmo tempo "inútil", Paulo de Tarso disse: "... não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo..." (Fp 3:13-14)

É tempo de viver o aqui e agora. O que eu fiz ontem, não vale pra hoje. O que fiz hoje não valerá para amanhã. Se errei, não vou me falecer em depressão e culpa, porque amanhã é mais uma chance. Se acertei, amanhã é dia de acertar de novo pois tem mais uma batalha.