A Inveja


De onde surge o sentimento de Inveja? Será do profundo egoísmo que cada um tem? Será uma inconformidade da própria deficiência de não conseguir alcançar o que o outro alcançou? Será uma confusa admiração disfarçada?

Por sermos humanos, todos nossos sentimentos são contaminados com nossa natureza doentia cujo o foco é a alta preservação. O próprio ego não é algo mau - é o "eu" apenas - porém, contaminado, ele se torna "eu" absoluto, que quer está acima, ser o primeiro. Por isso, se amo, também odeio por não ser amado. Se admiro, invejo por não ter.

Choramos, choramos por que fomos atingidos, e se no alegramos, alegramos por ter acontecido algo com nós, ou uma coisa ruim com nosso "inimigo". Por isso, "chorar com os que chorar, e se alegrar com os que se alegram" (Rm 12:15) é uma chamada tão importante e desafiadora pois é uma decisão altruísta.

Avalie seu coração! Se a cada degrau que ele sobe te consome de indignação, ou temos nos alegrado com o seu fracasso, talvez estejamos infectados com essa doença. Lembre-se! Lucifer se tornou Diabo por invejar Deus. Essa admiração completamente corrompida o levou a nadar nos mais variados sentimentos obscuros e maléficos.

Portanto, podemos com nossa inveja causar algum dano ao nosso adversário, porém, estaremos nos afogando de mar das trevas.