Em uma conversa de almoço com os companheiros de trabalho, fiz uma piada com um deles que usava uma camisa preta com desenho de uma caveira. Perguntei a um que estava do lado - conhecido como "Pastor" - sobre o que ele achava de um cara que diz que acredita em Deus usar uma camiseta daquelas. Fiz a piada só pra fazer piada com o dono da camiseta mesmo.
Em um tom de descontração ele respondeu que quando tinha a idade dele a mãe não deixava usar um tipo desses, nem ao menos um camiseta preta. Beleza, todos terminaram o almoço e foram embora, então numa conversa mais particular ele questionou. "Pra mim alguém que se confessa cristão deve andar como um cristão para que as pessoas vejam que ele é". Afirmei respondendo que Jesus disse que seremos reconhecidos como dEle se amarmos uns aos outros e não por causa de vestimentas. Ele retrucou respondendo que a "bíblia" diz: "Me diga com quem andas, e eu te direi quem tu és". Eu ri e disse que apesar de ter sentido isso não é bíblico, é apenas um ditado popular. Ele reconheceu o equivoco então rimos.
Não sei se ele mudou de ideia, mas isso me preocupou. Não fiquei incomodado apenas com nosso pré-conceito que julga as pessoas através do que elas se vestem ou com quem elas andam. Somos o que somos. O que você é vai fazer você fazer. Fazendo mostrará quem é. O problema é que não só somos julgados pelo que parecemos, mas as vezes queremos ser o que não somos, e a partir dai, aparentamos ser.
Sabe quem perde nisso tudo? Todos! Um julga sem conhecer, só pelo que vê. O outro valoriza o parecer, porque não o é, e assim esconde o que realmente é - que não deve ser coisa boa. Os dois colocaram um obstáculo a frente - ou melhor, um buraco. Eles tem um relacionamento? Sim. Há conexão? Não. Um se priva de conhecer porque já descobriu o que é vendo. O outro atua um outro ser que não é. Ninguém conhece ninguém.
Esse é o tipo de relação que temos tido uns com os outros. De preconceito e de hipocrisia. Ninguém se trata. Todos escondem. Ninguém é. Um só enxergou o que não é. Um outro tipo quis parecer que é, mas não é.
Qual desses eu sou? Será que sou os dois? Aqui já está claro o que devemos fazer. Nunca diga que alguém é só pelo o que ela veste ou com quem ela anda. Primeiro que nem é da nossa conta. Não aparente ser alguém que não é. Isso só faz mal a você mesmo. Perdemos e MUITO quando não existe verdadeira conexão uns com os outros.
"Verdade no olhar me fala muito mais do que palavras lindas ditas sem pensar. O amor esta contido no que a gente faz, na atitude de se aproximar." [Crombie]