Sobre Palavras 'Torpes'


As vezes nos deparamos com essas palavras difíceis de entender. Pesquisamos nos dicionários, perguntamos pessoas e o que temos é um significado literal ou superficial do assunto. Isso chega até a ajudar em alguns casos, porém, em outros nos atrapalha a compreender o que essa palavra, em essência existencial quer dizer.

A Palavra 'Torpe' é mencionado por Paulo de Tarso em uma das suas cartas, essa destinada aos cristãos que morava na cidade de Colossos.
"Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca." - Cl 3:8
A sentido superficial significa Xingamento, ou Palavrão. Qualquer que seja a palavra, essa não deve ser mencionada. A sentindo literal significa "Característica do que é indecente, que causa vergonha." (via).

É possível falar um Palavrão e mesmo assim não dizer uma Palavra Torpe?

Sim! A palavra torpe, ao contrário dos que os cristãos conservadores ditam, não é o palavrão ou xingamento em si, mas a intensão de ofender, denigrir, diminuir uma pessoa. Ao aprofundarmos um pouco, entendendo o cerne inicial da palavra nos dará verdadeiro sentido, contextual e essencial. Procurando em outros dicionários vamos encontrar que Torpe significa: "Capaz de entorpecer"; "Desonesto, vergonhoso"; "Interesseiro".

O problema de uma palavra torpe é a energia negativa que ela carrega consigo. O bullyng é um dos exemplos. Tenho amigo que tem os dentes grandes. Eu o apelidei de vários nomes, porém, o mais "inofencivo" trazia mais "prejuízo" a ele (Coelho). Isso se tornou torpe. Quem já não ouviu alguém ao ver uma criança que dá muito trabalho dizer: "Essa criança é uma benção!"?. A palavra: Uma das mais puras que existe. A intensão: Dizer de forma sarcasta que a criança é na verdade uma maldição. 

A psicologia entende que o ato de xingar é um descarregamento da raiva. Quem já bateu o dedinho numa quina sabe do que estou falando. A menos que você seja um monge, descarregar a alma, seja em grito ou choro é lavar a alma. Guardar mágoa, tristeza e raiva nunca será bom. 

Há pessoas que tem o hábito de dizer palavrões sem a intensão de ofender. Pessoas próximas a todo tempo fazem isso. O xingamento está sujeito a interpretações. Existe por acaso algum livro que pontue quais palavras são Palavrão? "Rapariga" aqui no Brasil está relacionada a mulheres de má estima, mas em Portugal significa apenas "Garota, menina". Alguns palavrões que usamos tem apenas o motivo de intensificar uma expressão. A palavra porra, por exemplo, está junta a algum tipo de indignação. A palavra foda-se, ou foder, ou foda tem um significado relacionado a erotização, mas na maioria das vezes é colocado para expressar algo muito ruim, ou muito bom, dependendo do contexto. 

Quem entender o que estou dizendo verá que não abri o caminho para que pessoas xinguem, mas na verdade estreitei-o mais ainda, pois até uma palavra inofensiva pode entorpecer. O mandamento sempre foi e será o Amor. O Paulo sempre presou o relacionamento. O palavrão pode significar um grau elevado de intimidade, mas fique atento a reação da pessoa. O único juiz é a sua consciência. Você saberá se o ambiente ou as pessoas que estão ao seu redor será propícios para algumas palavras que podem usar.