Em filmes, livros e contos mais antigos era muito nítido a disputa entre bem e o mal, certo e o errado. Nos seriados atuais por exemplo, filmes baseados em livros, etc, não conseguimos mais conciliar esse dualismo.
No começo você odeia o cara, que aparenta ser o vilão, porém, depois de alguns episódios você começa a gostar dele. Já foi os tempos em que a protagonista inocente era a mais adorada por seus espectadores. A astúcia e esperteza de alguns "vilões" tem ganhado a admiração.
Na vida com o passar do tempo, tempos que aprender o relativizar. As vezes o que é certo é errado. O que é mal é pro bem. O que é bom pode fazer mau. Sim! Na experiencia da vida, no conhecimento de si mesmo podemos experimentar dessa liberdade de decisões.
Quando crianças eramos submetidos as ordens de nossos pais. Eles sabiam as consequências de cada ação nossa. Não que pegar uma bola de gude seja errado, mas um bebezinho tudo que pega poem na boca, e ae, passa a ser prejudicial.
Os mandamentos de Deus foram eficazes para o povo de Israel. Eram todos meninos, infantis, novos nessa experiencia do viver teocrático. Se você perceber, todos os 10 mandamentos se resumem ao um modo de viver tranquilo que nos faz viver melhor, tanto pra si quanto ao próximo. Por isso Jesus resumiu estes para unicamente dois. Ame a Deus, Ame o Próximo.
Ela não deve ser entendida de maneira dogmática "Não posso fazer isso porque na Bíblia (ou alguém) diz que não posso", e sim que "Ao meu entender, se eu fizer isso, o resultado disso tanto pra mim quanto pro outro não será agradável". É diferente. É consciente. É pensado. É sentido. É relativo a cada pessoa.
Quem gosta de nos colocar regras são os que não trabalham a consciência, nos estagnando a seres infantis. Estabeleça seus limites. Analise. Cresça!
"Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem (...) Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo (...) “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!”? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne". - Colossenses 2
"O fruto do Espírito é amor. Contra tal não há lei". - Gálatas 5:22-23