O Terremoto e Deus



Dia 25 de abril um forte tremor que atingiu o Nepal deixou mais de 7 mil mortos e pelo menos 14 mil feridos, segundo balanço do Centro Nacional de Operações de Emergência do país, divulgado neste domingo. No sábado, o governo do Nepal já tinha informado não ter esperanças de encontrar mais sobreviventes do terremoto.

Os números oficiais são 7.040 mortos e 14.123 feridos. O tremor de 7,8 graus de magnitude destruiu grande parte de Katmandu e muitos vilarejos próximos ao epicentro, registrado a 70 km da capital do Nepal. A pergunta mais ouvida é: ONDE ESTÁ DEUS NISSO AI?

Não vou entrar no campo teológico explicando o porque acontece essas coisas. Temos leitores até ateus e alguns cristãos "indignados" por Deus, então não muito afim de decorrer sobre tal teoria, uma vez que ela mostra que o homem foi quem causou isso através daquela atitude de viver independente de Deus. A terra sangrou e agora tem data de vencimento. Resumindo, Deus permite que as coisas sigam seu fluxo. Ele não as causa (ponto). Quero mudar nossa perspectiva, a direção do nosso olhar e ver o que está além disso.

Se questionamos o amor de Deus, vamos inverter a questão: Onde estava o homem em um acidente de moto onde o veiculo deu perda total e o condutor não sofreu um arranhão? Onde estava o homem quando um garoto brinca próximo a um lugar perigoso longe dos pais? Agora ainda mais direto: Quem cuidou daquele recém nascido que ficou sobre os escombros durante 3 dias?

O que acontece é consequência de uma terra que geme por transformação, pela manifestação dos seus Filhos de Deus. Podemos ver o cuidado de Deus ainda no meio disso. Ele está no coração de quem leva doações. De quem coloca as mãos na massa. Está na superação de levantar sobre as cinzas. Na esperança de recomeçar. É ai que Deus está.