Graça Suficiente Para Hoje

Nós imaginamos muitos cenários. Nos preocupamos com muitas coisas que nunca acontecerão. Gosto da definição da preocupação com que me deparei recentemente:

Preocupação é o juro pago sobre um débito que talvez nunca venhamos a contrair.

Esta é uma definição que vale ser lembrada, uma vez que expõe a estupidez da preocupação.

Hoje é terça-feira, não quarta-feira.

Quanto da terça-feira você gastou imaginando? Não me refiro ao bom uso da imaginação: imaginando, sonhando, pensando em novas possibilidades. Refiro-me ao uso negativo da sua imaginação: mentalmente ensaiando circunstâncias difíceis ou estressantes de seu futuro do faz-de-conta. Você desperdiçou a terça-feira tentando “ensaiar” mentalmente o que seria enfrentar a sua previsão de quarta-feira?

Nos tornamos temerosos, sobrecarregados, sem nenhum divertimento ao redor, e terrivelmente ineficazes no presente quando tentamos viver a vida através de nossas imaginações. O que envolve essa dinâmica?

Há algumas semanas atrás fui caminhar com o meu amigo Toby. Falei com Toby sobre alguns de meus receios sobre o futuro com relação à minha família e meu trabalho. Expus os meus cenários e minhas previsões. Quanto mais eu falava das minhas previsões imaginadas, mais enrolado eu ficava. Toby percebeu isso e proferiu uma poderosa sentença:

Deus não nos dá a graça para nossas imaginações.

Toby me fez relembrar de um dos fundamentos do qual parecemos sempre esquecer.

Deus nos dá graça para hoje, graça para o que está diante de nós. Hoje é terça-feira. E hoje Deus nos deu o suprimento da graça que precisamos para navegar a terça-feira, 19 de junho de 2012. Mas hoje, terça-feira, Deus não nos deu a graça para lidar com a quarta-feira, ou as nossas imaginações sobre a quarta-feira.

Pare por um segundo. Por onde andou a sua imaginação por todo o dia? O que você tem imaginado sobre o amanhã, sobre a próxima semana, sobre o próximo ano? Essas imaginações te tornam pesado porque Deus não dá graça para sua imaginação. Ele não trabalha dessa forma. Na verdade, Ele trabalha da seguinte maneira:

Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia (Êxodo 16:4).

A graça de Deus é como o maná. Deus nos dá "a porção diária a cada dia." É por isso que Jesus nos ensinou a orar por nosso pão "de cada dia", e não pelo pão “da próxima semana".

Precisamos parar de ser como esquilos. Nós não precisamos estufar nossas bochechas com o maná de hoje, tentando ansiosamente armazenar energia para o cruel inverno desagradável que imaginamos estar chegando. Deus não nos dá a graça para a nossa imaginação, ele não nos dá a graça para a nossa perspectiva “esquilo” de vida.

Mas ouça a boa notícia: hoje Deus te deu a sua porção diária da graça. Você pode parar de desperdiçar terças-feiras com toda a sua imaginação e bochechas estufadas. Se você confiou em Cristo, você tem um Pai Soberano, que está sentado em um grande trono no céu, exercendo detalhada supervisão tanto sobre sua segunda quanto sobre sua terça-feira para que você possa dedicar sua total atenção para aquilo que ele te chamou para fazer hoje: terça-feira, 19 de junho de 2012.

Canalize sua imaginação. Pare de pagar juros sobre um débito que provavelmente jamais terá. Deixe de estufar suas bochechas – isto parece ridículo.


Tradução: Reforma&Razão
Editado: Evoluamente